domingo, 15 de abril de 2012

A liberta poesia

A liberta poesia

Palavras gritam dentro de mim

presas nos grilhões da sanidade,
repelidas pela moral preconceituosa,
coibidas pela intitulada verdade

Já diz um velho ditado:

as palavras são nossas escravas
quando presas dentro de nós,
mas passam a ser nossas senhoras,
quando libertam-se em nossa voz

Repressão ou livre argumento?

palavras ganham vida soltas ao vento...
se acharão pouso devido
cabe a plaina do destino conduzir,
minhas cordas vocalizam súbitas,
asas volitivas do meu proferir

Se falo já não condeno-me

ao silêncio defraudante de minhas concepções,
embora em falar concebo
a injuria e a repulsa de más conotações

Palavras moldam no espaço

fragmentos inócuos do meu âmago,
catarse impelida por razões
refratada por consequentes alheias refutações

Contudo falo e não calo,

se escravo ou servo
das palavras me torno,
sou propenso a ambos
já não me importo

Liberto minha mente da vil letargia,

me exponho, me exculpo
em discurso ou grafia,
palavras libertas promovem poesia.


Nadja Matoso - Delatora do amor

4 comentários:

  1. Vejo liberdade e plena expressão, necessidade de se exprimir e manifestar, assim se faz a poesia, diante da necessidade do dizer do que nos está latente,

    excelente poesia, um cordial abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sim querido Luiz você conseguiu absorver o cerne da questão, muito obrigada pela visita e atenção dispensada aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitas citações Nadja. As palavras são assim mesmo. Daí, a necessidade de sensatez ao dar vazão às mesmas. Para ti, doce poeta, por necessidade de metamorfosear-se poesia, as palavras flamejam, latejam e borbulham dentro de ti como servas cativas... Lagartas que se tornam borboletas após a sua digestão e daí, tua senhora. Parabéns pela criação. "Dentro, tuas escravas. Fora, tuas senhoras."

    ResponderExcluir
  4. Obriga Alex por teus sinceros comentários, sou grata a ti porque de alguma forma, contribuístes em parte da minha metamorfose.
    Conhecer-te quanto poeta me fez acreditar que somos capazes de consolidar nosso mundo lírico e nos projetar ao plano da excelência, na evolução do nosso intelecto.
    Obrigada amigo por ser meu maior incentivador, e divulgador nesta jornada que trilharemos nos ajudando mutuamente.

    ResponderExcluir

Exponha seu sentimento em relação a leitura.